Páginas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Sociologia - Consumo e consumismo

Ao longo do tempo a imagem que passamos acaba determinando nosso meio social, nossa classe e etc através do vestuário, fala, comportamento em geral.Porém,a importância que se dá a esse tipo de coisa mudou, por exemplo, um servo não buscava se vestir como o suserano, ja hoje, pessoas de menor renda, buscam esses artificios, como roupas de objetos de marca, para assim, ganhar status social.
Isso óbviamente ajuda a alimentar a grande máquina do consumismo, já que esse status é tão valorizado e incentivado pela miíia e pela sociedade em geral. O consumo virou parte da identidade de toda uma geração, que busca o 'ter' ardoamente.
Valores perdidos, ou valores mudados. Não sabe-se ao certo, o que se sabe é que essa é uma pratica que não dá sinais de enfraquecimento, e que vem crescendo entre crianças , jovens e adultos , fazendo-se presente nas previsões de práticas pro futuro.
Para mim não importa qual marca esteja usando e acho que apartir do momento em que tu usa algo para agradar ou entrar em um determinado grupo,tu acaba se despersonalizando,pois o que importa realmente é o que somos por dentro e, muitas vezes o bonito acaba se tornando feio.
Fiz uma pergunta ao meu amigo: " por que tu acha que uma marca te faz ser mais ? " e ele respondeu "porque ela possui status, e isso faz com que tu ache que tem status." É exatamente assim que a sociedade pensa sobre essa linha de consumismo que existe hoje. As pessoas se enganam achando que por utilizar um produto de uma marca conhecida e querida por todos vão conseguir mais amigos e mais status.
Espero que futuramente possamos enxergar o que realmente nos faz ter 'status' e sermos queridos por muitos. Existe no ser humano qualidades muito melhores do que apenas a aparência, e são dessas qualidades que devemos conceituar uma pessoa.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Artigo 2 - Células-tronco

Estamos vivendo em uma época de grandes descobertas, onde a medicina tem crescido em todos os aspectos de grande importância para o ser humano. Algumas pessoas nascem com algum tecido do corpo lesado devido a uma má formação da célula. A medicina regenerativa tem feito experiências sobre as células-tronco, que é capaz de reparar o tecido lesado. A célula-tronco pode ser obtida dos embriões que foram fecundados por processo de inseminação artificial que não será aproveitada mais, cabe aos pais escolher o destino deste embrião, podendo descartá-lo, mantê-lo criopreservado ou doá-lo para a utilização em pesquisas científicas. Já a célula adulta pode ser retirada do próprio paciente.
Existe uma parcela da sociedade e de religiosos que são contra a utilização de embriões para a pesquisa em células-tronco, pois não concordam que para salvar uma vida é necessária a destruição de um embrião. Discordo com esta parcela, pois podemos utilizar um embrião não aproveitável para ser utilizado na pesquisa.
As células-tronco podem reparar o tecido lesado, ajudando no aumento da vascularização , nas células cerebrais ajudando assim, pessoas que possuem doenças genéticas. Na minha opinião, há de trazer uma qualidade de vida muito melhor e é sem dúvida um grande avanço na medicina regenerativa, pois trará grandes benefícios para milhares de vida que possuem lesões nos tecidos ou que são portadores de doenças genéticas.