Páginas

domingo, 27 de junho de 2010

Ecologia

"Se todos vivessem como você, seria necessário uma capacidade de regeneração de 0.9 planetas por ano."



O termo ecologia, atribuído a Haeckel em 1869, vem do grego oicos (casa) e logos (estudo).Podemos definir a ecologia como um ramo da ciência que estuda o ambiente onde vivem os seres vivos, suas características e suas inter-relações.É nela que tomamos conhecimento sobre os níveis de organização,ecossistemas,hábitat,cadeia alimentar e etc.
A Ecologia começou a ganhar espaço dentro da biologia apartir de 1930.As dificuldades que estamos passando com os danos ambientais, aumento da população, escassez de recursos naturais e pela poluição ambiental faz com que a ecologia seja de suma importância para a ciência e a nossa sociedade.
Um dos maiores problemas que temos temos enfrentado é o aquecimento global, que é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra.São diversos os causadores desse fenômeno, como por exemplo o desmatamento e a queimada de florestas, o aumento da emissão de gases poluentes como a queima de combustíveis fósseis (gasolina,diesel,etc.)que acabam formando uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa.
As consequências do aquecimento global é o aumento do nível dos oceanos, o crescimento e surgimento de desertos, aumento dos furacões,tufões e ciclones e as ondas de calor. Houveram tentativas de acordo para a diminuição dos poluentes que aumentam o efeito estufa, como exemplo o Protocolo de Kyoto, que entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005 com o objetivo de que ocorra a diminuição da temperatura global nos próximos anos, mas infelizmente os Estados Unidos - que é o país que mais emite poluentes- não aceitou o acordo, pois afirmou que prejudicaria o crescimento industrial do país.
Precisamos começar a agir positivamente para que não soframos mais ainda as consequencias do aquecimento global. Podemos diminuir o uso de combustíveis fósseis e aumentar o uso de biocombustíveis. Usarmos catalisadores nos automóveis, implantarmos os sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias, usarmos ao máximo a iluminação natural nos ambientes dométicos, não praticarmos o desmatamento e as queimadas em florestam, fazendo o plantio de novas árvores como forma de diminuir o desmatamento, colaborarmos com a coleta seletiva do lixo, entre outras soluções existentes para a diminuição do aquecimento global.
Tenho total relação com com estas causas porque contribuio com o aquecimento global, de forma mínima, mas contribuo. Devemos pensar e refletir que só nós podemos contribuir para um mundo mais equilibrado, em ao invés de só falarmos devemos agir, pois quanto antes agirmos quem sabe ainda teremos uma solução para o que estamos enfrentando hoje.